Pesquisar receita
Últimas Receitas
Recomendamos para você:
loading...
Tortas e Bolos

Bolo de Aniversário

Por em 10/04/2017

Todo mundo merece um bolo de aniversário, especialmente as pessoas que amamos, afinal, é uma maneira de demonstrar o quão o aniversariante é importante para nós.

Independentemente se é um bolo de aniversário infantil (bolo de aniversário com mensagem) ou um bolo de aniversário simples para um adulto (bolo de cenoura, por exemplo), muitas vezes ficamos perdidos ao procurar pela receita de bolo de aniversário ideal para a ocasião, afinal, existem muitas receitas diferentes na Internet.

E é para lhe ajudar nisso que estamos aqui! Hoje, em mais uma das receitas da Ana Maria Braga, você aprenderá a como fazer um bolo de aniversário fácil e rápido.

 

História da receita de Bolo de Aniversário

Existem duas teorias sobre a origem do bolo de aniversário:

A primeira é que o bolo de aniversário era entregue como oferenda para deuses da Antiguidade, mais especificamente a deusa Ártemis, em forma de agradecimento.

Do outro lado da moeda, a segunda teoria é que o bolo de aniversário surgiu na Alemanha medieval, onde as pessoas costumavam preparar uma espécie de pão com mel no Natal. Posteriormente, essa espécie de pão doce se transformaria em um bolo recheado para a comemoração do aniversário de crianças e adultos.

Não se sabe exatamente a origem do bolo de aniversário, mas hoje, em pleno ano de 2017, o bolo de aniversário é um costume universal. Para você ter noção do quanto o bolo de aniversário é popular entre os brasileiros, o termo “receita de bolo de aniversário” e “bolo de aniversário”, juntos, são buscados mais de 150 mil vezes no Google pelos brasileiros a cada mês – e esse número só aumenta a cada ano.

 

A receita do Bolo de Aniversário em si

Ao buscar por uma receita de bolo de aniversário fácil ou simples na Internet, você encontrará bolos de aniversário de diferentes sabores, como bolo de baunilha, bolo de abacaxi, bolo de cenoura e outros. No entanto, a receita de bolo de aniversário que iremos ensinar aqui é uma das clássicas receitas da Ana Maria Braga, o bolo de aniversário de chocolate. Vamos lá?

 

Ingredientes

Massa do bolo de aniversário:

  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 5 ovos

Recheio e Cobertura:

  • 3 colheres (sopa) de Toddy ou Nescau
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • Coco ralado ou chocolate granulado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 latas de leite condensado

Calda para molhar o bolo:

  • 2 colheres (sopa) de Toddy ou Nescau
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de água

 

Modo de Preparo

Massa do bolo de aniversário:

  1. Primeiramente, comece batendo as claras em neve e vá acrescentando as gemas uma a uma, o açúcar também, e continue batendo. Em seguida, vá adicionando o leite aos poucos. Peneire em cima da massa a farinha e o chocolate em pó (Toddy ou Nescau) e continue mexendo, mas delicadamente. Por último, adicione o fermento e misture. A massa deverá ficar bem fofa (semelhante a uma espuma). Por isso, vá adicionando o leite aos poucos para não deixar passar do ponto. Por fim, unte uma forma e a enfarinhe, asse em forno médio e vá enfiando um garfo até que ele saia limpo. Dependendo do seu forno, o seu bolo de aniversário ficará pronto em entre 15-20 minutos.

Recheio do bolo de aniversário:

  1. Em uma panela, adicione o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina até desgrudar da panela. Em seguida, espere esfriar e vá adicionado o creme de leite aos poucos até ficar bem cremoso – ou alcançar a composição desejada.

Calda do bolo de aniversário:

  1. Misture tudo e leve ao fogo até que reduza pela metade. É simples, não tem segredo.

Montagem do bolo de aniversário:

  1. Corte o bolo em duas partes, molhe-o com a calda e o recheie. Por fim, adicione o coco ralado (ou chocolate granulado) por cima – se quiser confeitá-lo, fique à vontade e use a sua criatividade.
TAGS
7 Comentários
  1. Responder

    simone

    03/06/2014

    Deve ser muito bom esse bolo,vou fazer.

  2. Responder

    Elisangela

    19/12/2014

    Eu vou fazer esse sorvete e o bolo de brigadeirao!

  3. Responder

    Maria Aparecida Nogueira

    30/01/2015

    Gostaria de receber, sempre novidades. Adorei esta receita do bolo aniversário no meu email.

  4. Responder

    cecilia

    31/01/2015

    Delicioso, vou tentar de novo

  5. Responder

    Ana Claudia

    19/11/2015

    Vou fazer esse bolo

  6. Responder

    Ana Claudia

    22/02/2016

    Esse bolo parece estar delicioso

  7. Responder

    Aline

    17/09/2016

    Deve ser uma delicia

DEIXE SEU COMENTÁRIO!